Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosGoverno angolano prepara aumento dos combustíveis

Governo angolano prepara aumento dos combustíveis

Partilha

O Ministério das Finanças angolano e a estatal de petróleo Sonangol estudam a possibilidade de, ainda no decurso deste ano, aumentar o preço dos combustíveis, anunciou, na cidade do Luena, província do Moxico, o ministro das Finanças, Archer Mangueira.


África 21 Digital com Angop


 

                       Foto: Lino Guimarães/Angop

Ao falar à imprensa, no final da visita à província do Moxico,  leste de Angola, o ministro das Finanças disse pretender fazer este ajustamento no âmbito da estratégia de consolidação fiscal e diminuição de despesas. Segundo o ministro,  está  em curso um estudo sobre o impacto de um eventual ajustamento dos preços dos combustíveis e seus derivados na vida da população.

Archer Mangueira disse que serão adotadas medidas para mitigar qualquer efeito negativo na vida das famílias, nesta subida dos preços dos combustíveis e seus derivados no país, mas não revelou data a sua efetivação.

Em Janeiro de 2016, o Governo anunciou o fim dos subsídios ao gasóleo, com o preço passar de AKz 90 para 135 kwanzas o litro. A gasolina, que naquela altura já era comercializada há alguns meses sem subsídios, subiu de AKz 115 para 160 kwanzas o litro.

Na sua intervenção, o ministro disse, por outro lado, que o Ministério das Finanças está a realizar um programa de estabilização macroeconómica, com o propósito de corrigir o desequilíbrio de âmbito fiscal, monetário, cambial e criar um ambiente propício para o desenvolvimento de negócio.

Explicou que no âmbito fiscal, o Executivo pretende reduzir o nível de endividamento do estado e desenvolver condições para a melhoria da arrecadação das receitas, bem como abrandar algumas despesas sem afectar a população.

 


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital