Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosSão Tomé e Príncipe acolhe XI edição dos jogos desportivos juvenis da CPLP

São Tomé e Príncipe acolhe XI edição dos jogos desportivos juvenis da CPLP

Partilha

A XI edição dos jogos juvenis da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorre desde sábado na cidade de São Tomé.


África 21 Digital com Panapress


Na competição de sete dias participam cerca de 350 atletas de países membros da CPLP, que disputam medalhas em cinco disciplinas. Dos nove países membros, participam representações de cinco.

É a primeira vez que o arquipélago santomense organiza este evento desportivo desde a sua primeira edição, realizada em Portugal em 1992.

Atletismo, Voleibol de Praia, Taekwondo, Basquetebol e Futebol de 11 são as modalidades eleitas para esta edição.

À cerimónia de abertura do evento desportivo estiveram presentes delegações de Angola, de Cabo Verde, de Portugal, de Timor-Leste e de São Tomé e Príncipe, anfitrião, trajadas das cores das bandeiras das suas respetivas nações no Estádio Nacional de 12 Julho, onde desfilaram ao som do hino do evento, na presença de milhares de espetadores.

Tomando a palavra na ocasião, o Presidente são-tomense, Evaristo de Carvalho, disse que os jogos são “uma plataforma de reforço de solidariedade de conhecimento de hábitos e culturas entre os cidadãos da comunidade.”

Evaristo Carvalho frisou que a competição “é um mecanismo saudável de incutir nos jovens a prática do desporto e ajuda no desenvolvimento psicomotor e evita prática de atos ilícitos”.

Entretanto, com a realização destes jogos, São Tomé e Príncipe assume a presidência rotativa da conferencia dos ministros dos Desportos da CPLP, órgão cuja missão é organizar a XII edição dos jogos a serem acolhidos por Timor-Leste em 2020.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital