Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosIncêndios na Grécia já causaram pelo menos 60 mortes e dezenas de feridos

Incêndios na Grécia já causaram pelo menos 60 mortes e dezenas de feridos

Partilha

Aumentou para 60 o número de vítimas mortais dos incêndios na Grécia, que atingem várias regiões do país. As autoridades gregas informam que pelo menos 172 feridos estão internados em vários hospitais. A Comissão Europeia vai enviar ainda hoje maios de combate aos fogos.Portugal também já ofereceu ajuda.


África 21 Digital com Lusa


Foto: Lusa / Miguel Pereira da Silva/Arq

“Até ao momento registam-se 60 mortos, mas muitas pessoas continuam dadas como desaparecidas. Os bombeiros estão a tentar procurar as pessoas nas casas das zonas que foram atingidas pelas chamas. Neste momento há 172 feridos, 60 dos quais são crianças. A maior parte dos feridos está internada em vários hospitais. É possível que o balanço de vítimas mortais venha a aumentar”, disse à Lusa Eva Webster da AMNA, em Atenas.

A jornalista acrescentou que o governo de Alexis Tsipras está a preparar uma reunião na capital, para responder aos acontecimentos.

O primeiro-ministro reuniu-se segunda-feira com “vários membros do governo” tendo declarado que se trata de “uma grande tragédia e que está a ser organizada uma resposta para combater a situação”, explicou Eva Webster.

De acordo com a agência AMNA, até ao momento, o Chipre enviou bombeiros e meios de combate a incêndios.

Um dos incêndios, a cerca de 50 quilómetros de Atenas, obrigou à evacuação de três localidades, reduzindo a cinzas dezenas de casas e causando o encerramento ao tráfego durante 17 quilómetros da autoestrada de Olímpia, que liga a capital ao Peloponeso.

Comissão Europeia

O presidente da Comissão Europeia garantiu hoje, numa carta dirigida ao primeiro-ministro grego, que a União Europeia fará “todo o possível para prestar ajuda” no combate aos incêndios na Grécia, “hoje, amanhã e pelo tempo que for necessário”.

O executivo comunitário anunciou que Jean-Claude Juncker falou hoje de manhã com o Presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, e com o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, para “expressar sinceras condolências às famílias e àqueles que perderam entes queridos” nos fogos.

O Presidente da Comissão escreveu também uma carta ao chefe de Governo, na qual garante que Bruxelas “não vai poupar esforços para ajudar a Grécia e o povo grego”.

“Durante este período difícil, estamos lado a lado com o povo e as autoridades da Grécia, e louvo os esforços incansáveis e corajosos das equipas de socorro. Será feito todo o possível para prestar apoio hoje, amanhã e pelo tempo que for necessário”, lê-se na carta de Juncker a Tsipras, divulgada em Bruxelas.

Juncker aponta ainda na missiva que pediu ao comissário da Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, para estar em contacto imediato com as autoridades de proteção civil da Grécia, acrescentando que o comissário viajará ainda hoje para Atenas.

“Ele informou-me que já foi mobilizada assistência, incluindo aviões e bombeiros. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer aos Estados-membros relevantes pela sua contínua solidariedade a este respeito”, conclui.

Numa outra declaração divulgada igualmente em Bruxelas ao final da manhã desta terça-feira (24), o comissário Stylianides confirma que viajará ainda hoje para Atenas para se encontrar com as autoridades de proteção civil da Grécia “e coordenar a assistência da UE que já está a caminho”.

“Falei com o primeiro-ministro Tsipras ontem (segunda-feira) à noite e estou em contacto permanente com ele para oferecer o apoio total da Comissão às autoridades e ao povo grego”, escreveu o comissário.

Stylianides agredeceu a Chipre, Espanha e Bulgária, “que já fizeram ofertas imediatas de assistência concreta através do novo Mecanismo de Proteção Civil da UE: aviões, bombeiros, médicos e veículos”.

“Juntos, estamos a trabalhar 24 horas por dia para ajudar os corajosos serviços de socorro que começaram a trabalhar de forma incansável para prestar ajuda àqueles que dela precisam”, disse.

Entretanto, também Portugal anunciou que vai enviar 50 elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) para ajudar a combater os incêndios na Grécia, tendo o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, explicado que será disponibilizado apoio terrestre, tal como as autoridades gregas solicitaram ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Os fogos que lavram na Grécia causaram pelo menos 60 mortos e 172 feridos, alguns em estado crítico, de acordo com os últimos dados da Proteção Civil grega.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital