Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosFogo na ilha cabo-verdiana de Santo Antão está “praticamente controlado”

Fogo na ilha cabo-verdiana de Santo Antão está “praticamente controlado”

Partilha

Incêndio no Planalto leste da ilha de Santo Antão começou na madrugada de sexta-feira. Não atingiu habitações, mas alguns moradores foram aconselhados a sair das suas casas.


África 21 Digital com Lusa


Foto: Inforpress


O fogo no Planalto Leste na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, que começou na madrugada de sexta-feira, está “praticamente controlado”, tendo tido dois reacendimentos durante a noite, disse à Lusa o presidente da Proteção Civil.

Reinaldo Rodrigues, presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC) de Cabo Verde, revelou que durante a noite registaram-se dois reacendimentos deste fogo de “grandes proporções”, os quais foram “prontamente resolvidos”.

Desde pouco depois das 01:00 (03:00 em Lisboa) que o incêndio no Planalto Leste de Santo Antão está a consumir floresta naquela ilha cabo-verdiana.

O fogo não chegou a atingir habitações, mas por medida de precaução alguns moradores foram aconselhados a saírem das suas casas.

No local permanecem ainda bombeiros e elementos das Forças Armadas, assim como da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

De acordo com Reinaldo Rodrigues, as autoridades vão iniciar o levantamento da área ardida, com recurso ao Sistema de Posicionamento Global (GPS), de modo a terem uma ideia exata da dimensão dos estragos provocados por este fogo, o terceiro e mais grave que se registou na ilha este ano.

Na sexta-feira, as autoridades estimavam que, pelo menos, 30 hectares de floresta tivessem sido consumidos pelas chamas.

A origem do fogo ainda não é conhecida.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital