Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaCabo Verde acolhe simpósio do comando militar dos EUA para África

Cabo Verde acolhe simpósio do comando militar dos EUA para África

Partilha


África 21 Digital com Inforpress


Foto: Inforpress

A conferência de imprensa que marcou o início do encontro, coorganizado pelo Ministério da Defesa de Cabo Verde e pelo Comando dos Estados Unidos para África (US AFRICOM), foi presidida hoje pelo primeiro-ministro do arquipélago, Ulisses Correia e Silva, que destacou a “utilidade” de Cabo Verde acolher eventos desta natureza.

“Trata-se de um momento alto, não só para a nossa relação com o Estados Unidos da América, como para a nossa importância enquanto país africano, localizado nesta região [África Ocidental], que deve ser valorizada pelas oportunidades, e por isso, no que comporta a ameaças, temos sempre interesses estratégicos em tudo que diga respeito à segurança do nosso país e da nossa região”, disse o primeiro-ministro.

Ulisses Correia e Silva disse ainda que os países, para fazerem face às ameaças, mesmo que sejam remotas, devem ter instituições fortes, bem preparadas, que possam partilhar aquilo que se faz de melhor relativamente ao uso das comunicações e ações de informação que facilitem e permitam tomar medidas acertadas e em tempo útil.

Em representação do Comando dos Estados Unidos para a África, o general do corpo de fuzileiros navais dos EUA, Thomas D. Waldhouser, explicou a motivação dos EUA na promoção deste simpósio, visando desenvolver a segurança e a telecomunicação com os seus parceiros e “equilibrando aquilo que deverá ser uma interpretação comum para uma melhor resposta em caso de ameaças ou catástrofes”.

O principal objetivo do evento, acrescentou, é o de aumentar as capacidades de comando, controlo e comunicação das nações africanas, encorajando táticas, treino e procedimentos interoperáveis e criando documentos normativos que suportem a interoperabilidade, permitindo que esses países possam oferecer apoio nesta matéria às forças da União Africana e às forças de alerta africanas envolvidas em missões de assistência humanitária, desastres e manutenções de paz.

Nos debates, que decorrem num dos hotéis da cidade de Santa Maria, os participantes vão focar e discutir, até 03 de agosto, questões relacionadas com a segurança cibernética e ciber-defesa, operações contra organizações extremistas violentas, operações marítimas de combate ao tráfico ilícito e operações de manutenção da paz.

Já o embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde, Donald L. Helfin, deixou claro que não haverá expectativas de acordos bilaterais a sair do simpósio, já que este contempla apenas esta partilha de experiências estratégicas e de segurança e telecomunicações, deixando elogios a Cabo Verde pela organização de conferências desta natureza.

“Quero agradecer a Cabo Verde pela ‘morabeza’ e dizer que têm um futuro brilhante no que toca a centros de conferência, no Sal, São Vicente e Praia, e se esta conferência tiver sucesso será um pouco por causa desta preparação”, acrescentou o diplomata.

África Endeavor é um simpósio anual dos líderes seniores e simpósio de comunicações, projectado para ajudar no desenvolvimento de práticas de comunicação multinacional para a manutenção da paz, resposta a catástrofes e missões de contra terrorismo.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Último Comentário

África 21 Digital