Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaMnangagwa e Chamisa lideram contagem de votos no Zimbabwe

Mnangagwa e Chamisa lideram contagem de votos no Zimbabwe

Partilha

O Zimbabwe aguarda pelos resultados das eleições gerais realizadas na segunda-feira, com dois dos candidatos à Presidência melhor colocados no escrutínio de votos, Emmerson Mnangagwa e Nelson Chamisa, confiantes na vitória.


África 21 Digital com agências


                                      Emmerson Mnangagwa, na foto, candidato do partido no poder, e Chamisa, da oposição, lideram escrutínio

O presidente Emmerson Mnangagwa disse que recebeu informações “extremamente positivas”, enquanto o líder da oposição, Nelson Chamisa, disse que o seu partido está “a ganhar de forma retumbante”.

A votação de segunda-feira – a primeira desde que presidente Robert Mugabe foi afastado do cargo – obteve uma taxa de participação de 75%, considerada alta. Os votos da juventude zimbabweana, com quase metade dos 5,6 milhões de eleitores registados com idade inferior a 35 anos, podem ser decisivos.

Observadores eleitorais da União Europeia e dos Estados Unidos foram autorizados a entrar no país, pela primeira vez em 16 anos, para acompanhar o processo eleitoral. A presidente da Comissão Eleitoral do Zimbabwe (ZEC), Priscilla Chigumba, manifestou-se satisfeita por não houver registos de fraudes. “Não vamos subverter [a vontade do povo]”, disse a responsável aos jornalistas.

As eleições anteriores foram marcadas por alegações de manipulação e intimidação generalizada.

A ZEC tem até sábado para anunciar os resultados e Chigumba diz esperar que o anúncio seja feito dentro do prazo.

Os observadores afirmam que a disputa entre Mnangagwa, do partido no poder Zanu-PF, e Chamisa, da Aliança MDC, é extremamente cerrada. Os dois políticos figuram entre os 23 candidatos à Presidência do Zimbabwe.

Ambos reivindicaram a vitória nesta terça-feira, mas disseram estar à espera que a ZEC faça o anúncio.

Mnangagwa e Chamisa concorrem à Presidência pela primeira vez e precisam de mais de 50% dos votos para vencer o escrutínio.

Caso contrário, haverá uma segunda volta das eleições a 08 de Setembro.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital