Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosFMI prevê que Moçambique cresça entre 3,5% e 4% este ano

FMI prevê que Moçambique cresça entre 3,5% e 4% este ano

Partilha

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia de Moçambique vai crescer entre 3,5% e 4% este ano, acelerando para 4% a 4,5% em 2019.


África 21 Digital com Lusa


“A perspetiva a curto prazo é de uma recuperação gradual e ampla na atividade económica”, afirmou, sexta-feira (03), o chefe da Divisão do Departamento de África do FMI, Ricardo Velloso, em conferência de imprensa em Maputo, no final de uma visita ao país.

Em 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano cresceu 3,9%, assinalou o responsável. Segundo as previsões do FMI, a inflação ficará este ano abaixo de 6, 5%, descendo para 5,5% em 2019. As reservas internacionais líquidas vão manter-se a níveis confortáveis em 2018 e 2019, acrescentou.

O chefe da Divisão do Departamento de África do FMI referiu ainda que o desempenho da economia moçambicana neste e no próximo ano será “apoiada por reduções adicionais nas taxas de juro face ao cenário favorável da inflação”.

Para 2019, o FMI prevê que a taxa de câmbio se mantenha estável, com o dólar a custar entre 58 e 60 meticais.

Ricardo Velloso disse que o FMI recomendou ao Governo moçambicano que o Orçamento do Estado para 2019 seja realista e com projeções de receita e despesa prudentes.

Face ao sobreendividamento que afeta o país, o FMI recomendou o Governo moçambicano a privilegiar donativos e crédito altamente concessional, defendendo que a emissão de garantias da dívida seja estrito e rigoroso.

Velloso disse que a missão do FMI visitou Moçambique a pedido do Governo, para uma discussão sobre a preparação da proposta do Orçamento do Estado para 2019.

O FMI está a dar apoio técnico a Moçambique, um país que tem enfrentado uma crise económica desde 2016, provocado pelo efeito combinado das calamidades naturais, queda do preço das matérias-primas no mercado internacional e descoberta de empréstimos a empresas públicas no valor de mais de dois mil milhões de euros.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital