Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaFMI defende aumentos salariais em Moçambique entre 2% e 5,5 % em 2019

FMI defende aumentos salariais em Moçambique entre 2% e 5,5 % em 2019

Partilha

O Fundo Monetário Internacional (FMI) defendeu, em Maputo, aumentos salariais de 5,5% para os trabalhadores moçambicanos com ordenados mais baixos e de 2% para os que ganham salários mais altos em 2019.


África 21 Digital com Lusa


“Na nossa maneira de ver, seria prudente dar um aumento abaixo da inflação projetada, talvez 5,5% para os trabalhadores que ganham menos e 2% para os trabalhadores que têm os salários mais altos”, disse, sexta-feira (030, Ricardo Velloso, líder da missão do FMI em Moçambique, em conferência de imprensa em Maputo, no final de uma visita ao país.

Ricardo Velloso declarou que o incremento salarial em 2019 deve estar em linha com a previsão de inflação, que é de 5,5%, e à necessidade de contenção da expansão da massa salarial.

O chefe da missão do FMI para Moçambique referiu que o país tem o rácio entre os salários e o Produto Interno Bruto (PIB) mais alto da África Austral, situando-se nos 11%.

“O peso da massa salarial tem de diminuir; isso pode abrir espaço necessário para o financiamento ao setor privado e gastos em áreas prioritárias”, frisou Ricardo Velloso.

Outra forma de o Governo moçambicano controlar a despesa, prosseguiu, é a racionalização nas contratações, através da redução de ingressos no Estado, e a reafetação de funcionários para áreas com maiores carências de pessoal.

Ricardo Velloso acolheu a ideia do executivo de contratar dois ou mesmo um trabalhador para cada três trabalhadores que se reformam, no âmbito do esforço de controlo da despesa.

O FMI está a dar apoio técnico a Moçambique, um país que tem enfrentado uma crise económica desde 2016, provocado pelo efeito combinado das calamidades naturais, queda do preço das matérias-primas no mercado internacional e descoberta de empréstimos a empresas públicas no valor de mais de dois mil milhões de euros.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital