Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosAngola e China preparam nova linha de crédito

Angola e China preparam nova linha de crédito

Partilha

O Governo angolano está a negociar uma nova linha de crédito com o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) de 11.700 milhões de dólares (10.180 milhões de euros) para projetos de infraestruturas.


África 21 Digital com Lusa


Foto: Fernanda Carvalho / Fotos Públicas

Segundo o Fórum de Cooperação China-África (FOFAC), que cita o sítio de notícias CLBrief (Breves sobre a China e a Lusofonia), Luanda está ainda a negociar os termos para um empréstimo de 1.282 milhões de dólares (1.115 milhões de euros) para pagar até 85% do valor do contrato para a conceção, construção e acabamento do novo aeroporto internacional da capital de Angola.

A ideia é que as negociações terminem antes da realização da próxima cimeira China-África, que decorrerá em Pequim em 03 e 04 de setembro, e em que estará presente o chefe de Estado angolano, João Lourenço.

O aeroporto está a ser construído a 30 quilómetros de Luanda por várias empresas chinesas, sendo o principal empreiteiro o Fundo Internacional da China (CIF).

Através do banco estatal chinês, que apoia a importação e exportação do país (Exim Bank), Angola está também a negociar empréstimos de 690 milhões de dólares (600 milhões de euros) para a construção da marginal da Corimba (Luanda).

Em negociações estão também os empréstimos de 760.4 milhões de dólares (661 milhões de euros) para o sistema de transporte de energia elétrica do Luachimo, e de 1,1 mil milhões de dólares (956 milhões de euros) para a construção de uma academia naval em Kalunga, Porto Amboim (Cuanza-Sul).

Segundo o CLBrief, a recente emissão de “eurobonds”, no valor de 3.000 milhões de dólares (2.608 milhões de euros) pelo Estado angolano, indica que a China é a fonte principal de “diversas facilidades de novos créditos” que as autoridades já estão a negociar.

Entre 2003 e 2017, dados do Governo angolano indicam que a dívida à China (dívida bilateral e com bancos comerciais chineses) passou de 4,7 mil milhões a 21,5 mil milhões de dólares (de 4.100 milhões para 18.700 milhões de euros).

O CLBrief adiantou, por outro lado, que as autoridades chinesas estão expectantes com a cimeira do FOFAC, que deve contar com a presença dos principais chefes de Estado do continente africano, entre eles João Lourenço.

A última Cimeira do FOFAC decorreu em 2015, em Joanesburgo (África do Sul), e culminou com a disponibilização de uma ajuda ao continente africano de cerca de 60.000 milhões de euros.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Último Comentário

África 21 Digital