Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaJoão Lourenço visita a Alemanha com relações económicas na agenda

João Lourenço visita a Alemanha com relações económicas na agenda

Partilha

A Alemanha, que receberá a visita oficial do Presidente angolano na próxima semana, pretende apoiar Angola na diversificação económica, apostando nas áreas da economia, transportes e cultura, segundo comunicado da embaixada alemã em Luanda.


África 21 Digital com Lusa


Luanda                                                                                                                                                          Foto: DW/Arq

No documento, a missão diplomática germânica adianta que a energia é outras das áreas em destaque durante a visita de João Lourenço, que decorrerá em 22 e 23 deste mês, em que deverão, paralelamente, ser assinados vários protocolos de cooperação neste e noutros domínios.

Para Berlim, a visita de João Lourenço, a convite da chancelar alemã, Angela Merkel, constituirá um “passo importante” para continuar a desenvolver a “parceria abrangente” entre os dois países.

“O Governo alemão está convicto que Angola é um parceiro indispensável em África e no mundo”, lê-se no comunicado.

Na agenda, João Lourenço, além de uma reunião de trabalho com Angela Merkel, será recebido pelo seu homólogo alemão, Frank-Walter Steinmeier.

O chefe de Estado angolano vai, também, participar numa conferência económica que tem por objetivo o aprofundamento das relações comerciais entre a Alemanha e Angola.

Trata-se da primeira visita oficial de João Lourenço à Alemanha desde que foi eleito Presidente da República, em agosto do ano passado.

No entanto, em 2014 esteve naquele país europeu enquanto ministro da Defesa Nacional, tendo, na ocasião, assinado um acordo de cooperação no domínio da Defesa com a sua homóloga alemã, Ursula von der Leyen.

Durante a troca de visitas entre o ex-Presidente José Eduardo dos Santos, a Berlim, em 2009, e de Angela Merkel, a Luanda, em 2011, os dois países acordaram uma cooperação de benefício mútuo.

Desde então, as relações entre os dois países têm-se reforçado continuamente.

Em 2009, foi criado o Instituto Goethe em Angola e, desde então, há empenho das duas partes no intercâmbio cultural entre as sociedades, facto comprovado com a assinatura, em 2012, de um acordo cultural entre os dois Estados.

Em 2010, a Alemanha abriu oficialmente um escritório da Delegação da Economia Alemã em Angola, destinado a reforçar as relações comerciais.

Nos últimos anos, têm-se realizado vários projetos significantes em Angola por empresas alemãs.

A 10 deste mês, numa conferência de imprensa em Luanda, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, salientou haver “grandes expectativas” dos dois países no fortalecimento das relações económicas e empresarias, “em que há muito potencial por explorar”.

Prova disso é o facto de o Presidente de Angola ser acompanhado na visita por uma vasta delegação empresarial angolana, que irá participar num fórum económico com homólogos alemães, iniciativa que, a partir de agora, será institucionalizada sempre que João Lourenço efetuar uma visita oficial ao estrangeiro.

A ideia, sublinhou Manuel Augusto, é “associar o setor privado às visitas presidenciais” para apresentar o potencial de investimento em Angola a empresários estrangeiros e contribuir para o desenvolvimento do país.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital