Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaPresidente são-tomense nomeia embaixadores para três países (corrigida)

Presidente são-tomense nomeia embaixadores para três países (corrigida)

Partilha

Para os Camarões, Evaristo Carvalho nomeou Elisa Pereira Afonso de Barros. Carlos Gustavo dos Anjos foi nomeado para exercer as funções de embaixador em Moçambique e na Namíbia.


África 21 Digital com Lusa


O presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, nomeou por decreto novos embaixadores para os Camarões, Moçambique e Namíbia, e novos responsáveis para a Autoridade Conjunta Nigéria-São Tomé e Príncipe.

Para os Camarões, Evaristo Carvalho nomeou Elisa Pereira Afonso de Barros. Carlos Gustavo dos Anjos foi nomeado para exercer as funções de embaixador em Moçambique e na Namíbia.

O decreto presidencial não precisou as razões da nomeação de embaixadores para estes três países, sublinhando apenas que se “tornava necessário”.

Em outros decretos separados, o chefe de estado são-tomense exonerou, a seu pedido, Eugénio Vaz do Nascimento do cargo de diretor executivo do Departamento dos recursos não derivados de petróleo, da Autoridade Conjunta Nigéria-São Tomé e Príncipe, cargo que exercia há cinco anos.

Assim, o chefe de estado são-tomense nomeou Eugénio Lombá Tenjua para o cargo de diretor executivo do Departamento Comercial e de Investimentos da Autoridade Conjunta e Adriano Carvalho de Almeida para o cargo de diretor executivo do Departamento dos Recursos Não Derivados do Petróleo da mesma entidade.

O presidente são-tomense justificou estas duas nomeações com base no artigo 10º do Tratado entre os dois países sobre a exploração de recursos petrolíferos que institui a Autoridade Conjunta dirigida por um conselho de administração composto por quatro diretores executivos, dois deles nomeados por São Tomé e Príncipe.

São Tomé e Príncipe partilha uma Zona de Desenvolvimento Conjunto de exploração petrolífera com a Nigéria (JDZ) na sigla inglesa, considerada praticamente inoperante há mais de três anos.

No entanto, há três semanas uma delegação nigeriana de alto nível visitou o país durante dois dias para relançar a JDZ e a cooperação bilateral entre os dois países.

Num comunicado conjunto divulgado no final da visita, a parte da Nigéria reclamou das autoridades são-tomense o pagamento de dividas atrasadas.

Neste comunicado o governo são-tomense assumiu o compromisso de “apresentar uma proposta de reembolso do empréstimo para com a Nigéria a ser considerada e assinada à margem da reunião do Conselho Ministerial Conjunto” agendado para Abuja, no próximo mês de setembro.

O montante global da dívida de São Tomé para com a Nigéria nunca foi tornado oficial.

Mas fonte do governo são-tomense disse à Lusa que é “uma quantia razoável, contraída ao abrigo da participação do país na Autoridade Conjunta”, cuja sede funciona na capital nigeriana.

No próximo mês, o Conselho Ministerial Conjunto dos dois países reúne-se na capital nigeriana e estão agendadas “questões de interesse mútuo” para discutir neste encontro, como um acordo bilateral na área dos serviços aéreos.

(Nota da Redação: Notícia corrigida esta segunda-feira, 27/08/2018, às 20h35, com a indicação “Para os Camarões, Evaristo Carvalho nomeou Elisa Pereira Afonso de Barros. Carlos Gustavo dos Anjos foi nomeado para exercer as funções de embaixador em Moçambique e na Namíbia”. Aos leitores e aos visados as nossas desculpas.)


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital