Redes Sociais:
HomeNotíciaConhecimentoEspecialistas de vários países vão discutir em Angola crimes económicos financeiros

Especialistas de vários países vão discutir em Angola crimes económicos financeiros

Partilha

Especialistas de vários países, incluindo do Brasil, são aguardados em outubro, em Luanda, numa conferência sobre as principais fraudes e delitos económicos e sua forma de prevenção.


África 21 Digital com Panapress


Foto: Angop

Segundo a imprensa angolana, o evento, promovido pela World Compliance Association – Capítulo Angola (WCA-CA), em parceria com o Instituto Superior de Ciências Criminais e Polícias (ISCCP), surge no quadro da transição política e da mudança do ambiente de negócios que Angola pretende.

Representantes da Polícia Federal do Brasil (ligados ao processo “Lava Jato”), da União Europeia (UE), com destaque para a Alemanha, da WCA-CA, da Polícia Nacional de Angola, da Procuradoria Geral da República (PGR) e dos Serviços de Investigação Criminal (SIC) são os principais oradores da conferência, que prevê acolher 500 participantes.

A decorrer a 23 e 24 de outubro, esta primeira Conferência Internacional sobre Fraudes e Delitos Económicos em Angola vai despertar a sociedade sobre a necessidade de uma maior abertura e credibilização do ambiente de negócios no país, no quadro da “compliance”, ferramenta que joga um papel importante no cumprimento normativo dentro das organizações, disse a Presidente da WCA.

Numa conferência de imprensa, realizada em Luanda, no quadro dos preparativos do evento, Andrea Moreno referiu que a iniciativa vai permitir ajudar Angola a reforçar os mecanismos de prevenção e investigação de fraudes e delitos económicos.

Por outro lado, vai permitir adotar medidas fundamentais nos setores público e privado para precaver os crimes económicos mais comuns, como a fuga ao fisco e a exportação ilícita de capitais, fraudes nos seguros, branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, fraudes em meios eletrónicos e subtração de dados bancários, entre outros

No encontro com os jornalistas, o diretor-adjunto do ISCCP, Andrewwyong Inaculo, referiu que, nos últimos anos, tende a aumentar em Angola a cultura de denúncia por parte da população para crimes económicos

“A denúncia de crimes económicos tende a estar equilibrada com os de natureza comum. No contexto atual, notamos que os cidadãos participam cada vez mais crimes de natureza económica”, disse o oficial da Polícia, sem avançar números.

Na conferência serão debatidos, entre outros, temas como “O Papel do Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Prevenção de Fraudes e Delitos Económicos”, “A Procuradoria Geral da República (PGR) na Investigação de Fraudes Económicas” e “Tipos de Delitos Económicos – Uma Visão Internacional”.

As técnicas de investigação de fraudes, o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, a fuga ao fisco e exportação ilícita de capitais, fraudes em meios eletrónicos e subtração de dados bancários, a importância do “compliance” no contexto de desenvolvimento social e económico das empresas em Angola, investigações corporativas e “compliance”, os esforços do Parlamento Europeu no combate aos delitos económicos, são outros temas agendados.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital