Redes Sociais:
HomeNotíciaCulturasCabo-verdiano Germano Almeida recebe no Rio o Prêmio Camões 2018

Cabo-verdiano Germano Almeida recebe no Rio o Prêmio Camões 2018

Partilha


África 21 Digital 


Foto: Estante/Fnac

A cerimônia teve lugar na Biblioteca Nacional do Rio e contou com a presença, entre outros convidados, dos ministros da Cultura do Brasil, Sérgio Sá Leitão, de Portugal, Luís Felipe Castro Mendes, e de Cabo Verde, Abrãao Aníbal Barbosa Vicente.

Germano Almeida, vencedor da 30. edição do Prêmio Camões, é o segundo cabo-verdiano a ser distinguido. Em 2009, o vencedor foi o poeta Armênio Vieira.

Nascido em 1945 na ilha da Boavista e a viver atualmente no Mindelo, Germano Almeida é autor de obras como “A ilha fantástica”, “Os dois irmãos” e “O testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo”, estes dois últimos já adaptados para cinema.

Formado em Direito em Lisboa, é advogado e foi procurador da República de Cabo Verde. Deu os primeiros passos na literatura na década de 1980, numa altura em que cofundou a revista Ponto & Vírgula.

Ao ser anunciado o seu nome pelo júri, reunido em maio, em Lisboa, Germano Almeida afirmou-se “surpreendido”, mas “muito feliz” por constatar que o seu trabalho é apreciado a ponto de receber o galardão maior da língua portuguesa.

“Estou contente, muito feliz por saber que o que escrevo é apreciado ao ponto de me darem um prémio tão prestigiado como o Camões”, disse Germano Almeida em declarações à agência Lusa.

Para Germano Almeida, este galardão representa “o reconhecimento do esforço e do trabalho” que vem desenvolvendo há anos como escritor.

O autor de livros como “Eva” ou “Do Monte Cara vê-se o Mundo” considerou ainda importante a componente financeira do prémio “para um escritor que publica em Cabo Verde e em Portugal, onde os livros são mal vendidos e os escritores dolorosamente mal pagos”.

O Prémio Camões, atribuído anualmente, é uma homenagem à literatura em português, recaindo a escolha num escritor cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento “do património literário e cultural da língua comum”, segundo o protocolo estabelecido entre Portugal e o Brasil, assinado em junho de 1988, que instituiu o prémio.

O Prémio Camões foi atribuído pela primeira vez em 1989, ao escritor português Miguel Torga e, na mais recente edição, em 2017, foi entregue ao poeta Manuel Alegre, também português.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital