Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaBrasil: Pesquisa indica Bolsonaro com 39% das intenções de voto, Haddad com 25% e Ciro com 13%

Brasil: Pesquisa indica Bolsonaro com 39% das intenções de voto, Haddad com 25% e Ciro com 13%

Partilha

O Instituto Datafolha divulgou na noite quinta-feira (4) nova pesquisa de intenções de voto nas eleições para presidente do Brasil, que se realizam neste domingo, 7 de outubro, em primeiro turno. Jair Bolsonaro (PSL), o candidato de extrema-direita, aparece com 39% das intenções de voto na disputa presidencial, com base no critério de votos válidos, isto é,  descontados nulos e brancos. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Não havendo vitória no primeiro turno, o segundo turno será realizado dia 28 de outubro. 

África 21 Digital com Portugal Digital


Foto: Rovena Rosa/Abr

A Justiça Eleitoral utiliza o critério de votos válidos, em que os votos nulos e brancos são descontados, para divulgar o resultado oficial da eleição.A pesquisa indica que em votos válidos Fernando Haddad (PT) tem 25% e Ciro Gomes (PDT), 13% Geraldo Alckmin (PSDB) está com 9% e Marina Silva (Rede) tem 4% das intenções.João Amoêdo (Novo) marca 3%. Henrique Meirelles (MDB) e Alvaro Dias (Podemos) têm 2%. Cabo Daciolo (Patriota) e Guilherme Boulos (PSOL), 1%. Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

Nos votos totais, em que  são considerados os votos brancos e nulos e o percentual dos eleitores que se declaram indecisos. os resultados foram os seguintes:

  • Jair Bolsonaro (PSL): 35%
  • Fernando Haddad (PT): 22%
  • Ciro Gomes (PDT): 11%
  • Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
  • Marina Silva (Rede): 4%
  • João Amoêdo (Novo): 3%
  • Alvaro Dias (Podemos): 2%
  • Henrique Meirelles (MDB): 2%
  • Cabo Daciolo (Patriota): 1%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 0%
  • Vera Lúcia (PSTU): 0%
  • João Goulart Filho (PPL): 0%
  • Eymael (DC): 0%
  • Branco/nulos: 6%
  • Não sabe/não respondeu: 5%
O levantamento ouviu 10.930 eleitores em 389 municípios, entre quarta-feira (3) e quinta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e registrada na Justiça eleitoral (BR- 02581/2018).O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos.Na comparação com a pesquisa anterior,  em votos válidos, Jair Bolsonaro subiu três pontos percentuais, Fernando Haddad oscilou um ponto percentual e Ciro Gomes manteve intenção de votos inalterada.Geraldo Alckmin oscilou negativamente um ponto percentual e Marina Silva obteve a mesma intenção de votos

A proporção de eleitores que declara que pretende votar nulo ou em branco diminuiu dois pontos percentuais e o número de indecisos e não respondentes manteve a mesma posição. Os votos brancos ou nulos somam 6%. Entre os ouvidos, 5% não sabem ou não responderam.

Rejeição

Em relação à rejeição aos candidatos, Jair Bolsonaro é apontado por 45% dos eleitores que declararam que não votariam de “jeito nenhum” no candidato no primeiro turno. A rejeição a Haddad é de 40%, enquanto a de Marina é de 28%.

A taxa de rejeição a Geraldo Alckmin é de 24% e a de Ciro Gomes, 21%.

Henrique Meirelles tem taxa de rejeição de 15%. Cabo Daciolo e Boulos são rejeitados por 14% dos eleitores ouvidos. Vera Lúcia e Álvaro Dias ficaram com 13% de rejeição. Eymael, 12%; Amôedo, 11%, e João Goulart Filho, 11%.

Eleitores que rejeitam todos os candidatos somam 2% e aqueles que votariam em qualquer um, 2%. Quatro por cento não sabe ou não quis declarar candidato que rejeita.

Segundo turno

O Instituto Datafolha fez simulações de segundo turno entre os candidatos com as maiores pontuações. Veja os resultados:

Jair Bolsonaro (44%) X Fernando Haddad (43%)

Votos brancos e nulos: somam 10%

Não responderam: 2%

Ciro Gomes (48%) X Jair Bolsonaro (42%)

Votos brancos e nulos: 9%

Não responderam: 2%

Geraldo Alckmin (43%) X Jair Bolsonaro (42%)

Votos brancos e nulos: 13%

Não responderam: 2%


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital