Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosClima de paz em Moçambique alimenta projeção de crescimento de 3,7% em 2019

Clima de paz em Moçambique alimenta projeção de crescimento de 3,7% em 2019

Partilha

Standard Bank diz numa análise sobre Moçambique que “a previsão de crescimento do PIB para 2018 e 2019 é de 3,5% e 3,7%, devido ao abrandamento da política monetária mais prudente que o antecipado”.


África 21 Digital com Lusa


O departamento de pesquisa económica do banco Standard prevê um crescimento de 3,5% para Moçambique este ano e 3,7% em 2019, principalmente devido ao aumento da confiança nos progressos no processo de paz.

No mais recente relatório sobre as economias da África subsaariana, enviado aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os analistas escrevem que “a previsão de crescimento do PIB para 2018 e 2019 é de 3,5% e 3,7%, devido ao abrandamento da política monetária mais prudente que o antecipado”.

No documento, explicam que “a maior parte da aceleração esperada no PIB é atribuível ao aumento da confiança associada com os progressos no processo de paz”.

Para este ano, os analistas do Standard Bank, um dos maiores a operar em África, esperam um défice orçamental de 4,3% e para o próximo ano antecipam um desequilíbrio orçamental de 3,2%.

No ano passado, Moçambique terá um excedente orçamental, “pelo menos no papel, de 0,1% do PIB, depois de um défice de 3,4% em 2016”, escrevem os analistas, desvalorizando este resultado porque “reflete o impacto positivo do imposto de 353 milhões de dólares pagos pela ENI/Exxon-Mobil”.

No Plano Económico e Social, o Governo estima um crescimento de 4,7% este ano, uma revisão em baixa face aos 5,3% anteriormente previstos, mas ainda assim acima das previsões do FMI, que antecipa uma expansão económica de 3,5% este ano e de 4% em 2019.

Os progressos no processo de paz, dizem, “têm sido encorajadores, o que ajuda a construir a ideia de que a estabilidade política vai prevalecer”.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital