Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaBrasil: Pesquisa indica Bolsonaro com 59% e Haddad com 41% na disputa presidencial

Brasil: Pesquisa indica Bolsonaro com 59% e Haddad com 41% na disputa presidencial

Partilha

Pesquisa do Ibope sobre intenção de voto no segundo turno da eleição presidencial no Brasil, divulgada na noite de segunda-feira (15), indica que Jair Bolsonaro (PSL) tem 59% das preferências contra 41% de Fernando Haddad (PT), considerando apenas os votos válidos, não computando as respostas de votos em branco, nulos ou indecisos.O segundo turno será realizado dia 28 de outubro.

Candidatos à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Levando em conta todas as respostas da pesquisa de opinião, Bolsonaro lidera com 52% das intenções de voto e Haddad tem 37% das preferências. Conforme o levantamento, 9% responderam estar dispostos a anular ou votar em branco e 2% disseram não saber ou não quiseram responder.

Votos convictos

Além de perguntar aos entrevistados quem é seu candidato preferido, o Ibope procurou medir o potencial de voto de cada um dos concorrentes. Após citar o nome de cada um dos candidatos, os entrevistadores perguntaram se votariam em cada um dos candidatos “com certeza”, se “poderiam votar” ou “se não votariam de jeito nenhum”. Jair Bolsonaro é o candidato com mais votos declarados e convictos: 41% disseram que votariam nele “com certeza”. O percentual de voto “certo” em Haddad é de 28%.

Rejeição

Diferente dos resultados apurados pelo Ibope no primeiro turno da eleição presidencial no Brasil, o índice de rejeição de Jair Bolsonaro é menor em comparação ao de Fernando Haddad. Trinta e cinco por cento não votariam de jeito nenhum no candidato do PSL, enquanto a rejeição do petista é de 47%.

O levantamento do Ibope ouviu 2.506 pessoas no sábado e domingo (13 e 14 de outubro). Como outras pesquisas de intenção de voto do instituto, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A margem de confiança é de 95%.

A pesquisa do Ibope, contratada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, foi registrada na semana passada na Justiça Eleitoral (BR-01112/2018). No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão disponíveis o questionário do levantamento e os locais onde a pesquisa foi aplicada.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital