Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosOMS pode classificar ébola na RD do Congo como “emergência internacional”

OMS pode classificar ébola na RD do Congo como “emergência internacional”

Partilha

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, convocou uma reunião do comitê internacional para definir se o surto de ebola identificado na República Democrática do Congo configura emergência em saúde pública de interesse internacional. A previsão é que o comitê se reúna nesta quarta-feira (17) para a tomada de decisão.
África 21 Digital com Agência Brasil


Em agosto, o diretor-geral da OMS chegou a fazer um apelo para que todas as partes envolvidas em conflitos armados na República Democrática do Congo baixassem as armas e ajudassem a conter o avanço do surto. Na ocasião, Tedros disse estar mais preocupado com este novo surto da doença, identificado inicialmente na província de Kivu do Norte, do que ficou com o surto anterior, que atingiu a província de Equateur.

“Na noite em que ficamos em Beni [município de Kivu do Norte], houve um incidente a cerca de 15 quilômetros. Quatro civis foram mortos e vários deles foram sequestrados. Este ambiente é realmente propício para que o ebola se espalhe livremente”, disse.

A província de Kivu do Norte concentra mais de 1 milhão de refugiados e faz fronteira com Ruanda e com Uganda. O local registra grande movimento de pessoas em razão de atividades comerciais. A OMS chegou a alertar autoridades de países vizinhos para que se mantenham alertas e preparadas, caso seja necessário agir contra o ebola.

Números

De acordo com a última atualização da OMS, a República Democrática do Congo registrava, até ontem (15), um total de 214 casos de ebola, sendo 179 confirmados e 35 prováveis. Há ainda 25 casos classificados de suspeitos e em fase de investigação. Também foram contabilizadas no país, segundo a entidade, 139 mortes provocadas pela doença.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital