Redes Sociais:
HomeNotíciaCulturasPresidente de Cabo Verde realça importância do festival de teatro Mindelact

Presidente de Cabo Verde realça importância do festival de teatro Mindelact

Jorge Carlos Fonseca elogiou o festival, que chega à 24ª edição e se tornou “sinónimo de cultura, aposta, qualidade, perseverança, atitude, inovação, inconformismo, rebeldia”. 


África 21 Digital com Lusa


Foto:RTC/Reprod.


O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, considera que o festival internacional do teatro (Mindelact), que já vai na sua 24ª edição, ocupa um “lugar de destaque” no panorama cultural de Cabo Verde.

“Assim como outros movimentos culturais que, em determinado momento, marcaram a cultura das ilhas, como a revista Claridade e os seus mentores, também o Festival de Teatro Mindelact ocupa, neste final do século XX e inícios do XXI, um lugar de destaque no panorama cultural de Cabo Verde”, realçou.

Numa mensagem dirigida ao presidente da Associação Mindelact, João Branco, precisamente no dia em que arrancou a 24ª edição do festival, que tem como palco a ilha de São Vicente, Jorge Carlos Fonseca salientou que são 24 edições a “criar, formar e a entreter”um público que também cresceu com esta que é uma “verdadeira montra” do teatro nacional e não só.

“Para muitos, os mais novos, trata-se de um certame que sempre existiu, desde que se lembram de ser gente; para nós, os mais velhos, um marco na história da dramaturgia cabo-verdiana e uma marca que todos os anos, não só neste período, mas igualmente com várias iniciativas durante o Março, Mês do Teatro, leva o nome de Cabo Verde mais longe”, sublinhou.

O chefe de Estado salientou ainda que o Mindelact se tornou “sinónimo de cultura, aposta, qualidade, perseverança, atitude, inovação, inconformismo, rebeldia”, e um “incontornável parceiro” das instituições públicas ligadas à cultura.

“Temos de reconhecer que são mais de duas décadas a representar a vida nas suas mais variadas facetas, metaforizando o dia-a-dia, desmistificando ansiedades, mitigando e refazendo os contornos e os efeitos de dor e sofrimento, mas também exaltando a alegria, o sonho, o desejo, a ambição do homem e da mulher cabo-verdianos, a nossa capacidade para rirmos de nós mesmos, como os clássicos nos legaram, desde tempos remotos da Humanidade”, lê-se na mensagem.

Jorge Carlos felicitou a organização por mais esse festival, que considera já na “plena maturidade” e agora, nos últimos anos, saindo do seu espaço original, a cidade do Mindelo, para ir “ao encontro de outros públicos, outros espaços e palcos das nossas ilhas”.

“Regozijo-me, igualmente, pela riqueza e variedade da programação e a vontade, mais uma vez, demonstrada em ir ao encontro dos vários públicos das artes cénicas, com especial atenção para os mais jovens, contribuindo assim também para a formação do seu carácter, enquanto ser humano”, concluiu.

A 24ª edição do Festival de Internacional de Teatro Mindelact arrancou no dia 02 de Novembro e prolonga-se até ao dia 11 de Novembro.

Durante 10 dias, o maior evento teatral do país vai recebe 60 espectáculos de 38 grupos, oriundos de 14 países, como Cabo Verde, Portugal, Angola, Brasil, Alemanha, Argentina, Cuba, Espanha, EUA, França, Gana, Marrocos, República Checa e Uruguai.

Compartilhar

Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!