Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaRenamo vai reunir Conselho Nacional para convocar congresso eletivo

Renamo vai reunir Conselho Nacional para convocar congresso eletivo

Partilha

A Renamo, principal partido da oposição moçambicana, anunciou hoje a realização este mês do Conselho Nacional, para a convocação do congresso que vai eleger o sucessor do seu líder Afonso Dhlakama, falecido em maio.


África 21 Digital com Lusa


“Pelos estatutos do partido, o congresso é convocado pelo Conselho Nacional, que vai definir tanto a agenda como os parâmetros do congresso”, afirmou o porta-voz da Comissão Política Nacional da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Alfredo Magumisse.

O responsável fez o anúncio, falando em conferência de imprensa hoje em Maputo, para dar o ponto de situação dos preparativos para a eleição de um novo líder do principal partido da oposição.

Formalmente, prosseguiu, ainda não há candidatos à sucessão de Afonso Dhlakama, e caberá ao Conselho Nacional a indicação das diretivas que vão nortear a realização da eleição do futuro presidente do partido.

“A Comissão Política Nacional, através das delegações políticas do partido a todos os níveis, irá emanar orientações respeitantes aos passos que estão sendo dados para a realização da magna reunião, o congresso”, declarou Alfredo Magumisse.

O porta-voz da Comissão Política Nacional da Renamo enfatizou que à luz dos estatutos do partido os membros poderão exercer os direitos de eleger e ser eleito para assumirem e exercer as funções de presidente.

Alfredo Magumisse assegurou que o principal partido da oposição está comprometido com o alcance da paz efetiva e verdadeira reconciliação nacional.

A Renamo é dirigida interinamente por Ossufo Momade, deputado e membro da Comissão Política Nacional, na sequência da morte a 03 de maio do líder histórico do partido.

Afonso Dhlakama dirigiu a Renamo durante 38 anos, após suceder a André Matsangaíssa, que morreu em 1979.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital