Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaCidade da Praia acolhe reunião sobre parceria Cabo Verde-União Europeia

Cidade da Praia acolhe reunião sobre parceria Cabo Verde-União Europeia

Partilha

A cidade da Praia acolheu uma reunião de balanço anual da parceria especial entre Cabo Verde e União Europeia (UE), estabelecida há dez anos.


África 21 Digital com Panapress


Este foi o décimo encontro de diálogo político de nível ministerial, co-presidido pelo ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, e pelo secretário de Estado das Finanças da Áustria, Hubert Fuchs, em representação da alta representante da UE para Política Externa e Segurança.

A parceria especial entre o arquipélago de Cabo Verde e os 27 Estados-membros da UE exprime “o desejo de traduzir de forma apropriada as ligações históricas, e de promover um quadro ambicioso para o desenvolvimento”, segundo nota divulgada, segunda-feira (17), após o encontro.

Essa parceria “combina um diálogo político regular e a promoção de uma convergência política com a cooperação para o desenvolvimento sustentável, de longa data, actualmente implementada, sobretudo, através do apoio orçamental directo da UE”, de acordo com as prioridades definidas por Cabo Verde.

A mesma nota sublinha que a parceria especial está ancorada nas relações humanas e laços culturais próximos, na partilha de valores políticos e interesses comuns, traduzidos em seis pilares designadamente, a boa governação, segurança e estabilidade, integração regional, convergência técnica e normativa, sociedade do conhecimento e luta contra a pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentável.

A nona reunião do diálogo político a nível ministerial entre a União Europeia e Cabo Verde realizou-se, em Bruxelas, em Julho de 2017, durante a qual ficou confirmado o interesse comum por reforçar e alargar a cooperação existente entre as partes.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital