Redes Sociais:
HomeIdeiasO verde-oliva e a goiabeira

O verde-oliva e a goiabeira


O África 21 Digital publica, em parceria com o Portugal Digital, até 2 de janeiro uma série de oito artigos de análise e perspetivas sobre o novo ano, de jornalistas, escritores, advogados e professores universitários do Brasil e de Portugal. O jornalista Márcio Metzker assina o primeiro.


Durante a campanha eleitoral, combati valentemente na trincheira das liberdades democráticas e do direito das minorias. Disparei sem descanso pacotes de verdades contra a espessa muralha das fake news. Dediquei-me também a investigar frases falsas atribuídas a grandes líderes mundiais e a desmascarar quem as encaminhava. O resultado de tanto empenho foi sentir, quase como se eu fosse petista, o gosto amargo da derrota.

Quando temos muita expectativa em relação a um governo que ajudamos a chegar ao poder, nossa probabilidade de decepção é enorme, porque todo governo decepciona e desilude o cidadão. De onde não se espera nada é que pode sair o inesperado. Por exemplo, se Bolsonaro for fiel a seu discurso nacionalista e sujeitar a volúpia do ministro Paulo Guedes em torrar o patrimônio público, já será algum consolo.

Até o momento, todavia, nada me autoriza a ter uma expectativa positiva com relação ao novo governo. Pelo contrário, receio que o conteúdo da bolsa de colostomia possa salpicar setores vitais da vida nacional. A escolha de tantos militares para postos relevantes tem o objetivo de convencer o povo de que haverá disciplina, hierarquia e
obediência na administração. Também quer nos fazer crer que não haverá corrupção, como se essa endemia nacional pudesse ser expurgada de uma hora para outra por uma ordem-do-dia ditada num gabinete verde-oliva. Um humorista faz de um trocadilho um vaticínio: esse Governo está fardado ao fracasso.

A eleição do ex-militar expulso do Exército por indisciplina mostra que uma parcela expressiva do eleitorado — excluindo a grande maioria iludida que nunca percebeu em que encrenca estava nos metendo — está saudosa da ditadura militar, um período que gostaríamos de sepultar para sempre na lata de lixo da História. E esse saudosismo pode provocar outro retrocesso de mais de um século se a ministra pastora evangélica Damares puder impor seu desejo de eliminar o Estado laico e reabilitar a Igreja no exercício do poder. É de se esperar que irá propor a criação de um monumento nacional em torno da goiabeira onde viu Jesus empoleirado. Ao escolhê-la, o presidente eleito mostrou ignorância nos cânones da Psiquiatria, que definem como crise histérica qualquer experiência de epifania.

Com certeza professores, pais e alunos terão que lutar muito para evitar uma escalada obscurantista na educação pública, e os trabalhadores enfrentarão ataques insidiosos aos direitos trabalhistas conquistados a duras penas desde Getúlio Vargas. O nível de vida dos aposentados, que não é dos melhores, deve piorar muito com as investidas contra a previdência social. Será difícil conseguir algum amparo na Justiça, já que o Supremo Tribunal Federal está acuado e dividido, incapaz de proporcionar segurança jurídica à Nação. E sobre o sistema judiciário como um todo paira a sombra gigantesca de Lula encarcerado.

Como tivemos uma eleição democrática, e não uma revolução, é de se esperar que professores e alunos protestem, que os aposentados obstruam as avenidas com suas muletas e cadeiras de rodas, que os trabalhadores saiam para as ruas em luta pela preservação de seus direitos e até para tentar melhorá-los, como estão fazendo os gilets-jaunes na França, na Itália e até em Portugal. Resta saber se Bolsonaro terá coragem, energia e saúde para contrariar tanta gente, e até que ponto o Estado Democrático de Direito suportará um provável caos na vida nacional. Se Bolsonaro recuar ou sucumbir, a direita pode partir para o plano B. Essa tal democracia incômoda pode ser eliminada da noite para o dia por uma quartelada do general Mourão.

*Márcio Metzker é jornalista e vive em Belo Horizonte, Brasil

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!