Redes Sociais:
HomeNotíciaCulturasViolinista francês prepara CD de música tradicional cabo-verdiana inspirado por Cesária

Violinista francês prepara CD de música tradicional cabo-verdiana inspirado por Cesária

O violinista francês Martin Rose encontra-se em São Vicente, Cabo Verde, a preparar o seu primeiro álbum a solo, projeto dedicado à música tradicional cabo-verdiana, principalmente à morna, candidata a Património da Unesco.

África 21 Digital com Inforpress


 

Cesária Évora, ícone da música de Cabo Verde

Em entrevista à Inforpress, o violinista, que se diz “apaixonado pela cultura cabo-verdiana”, afirmou que o seu primeiro álbum a solo terá 12 composições, sendo mornas e coladeiras de compositores como B.Léza, Eugénio Tavares e Manuel de Novas interpretadas ao violino.

O álbum tem um “sabor mais que especial” porque deseja através dele homenagear Cesária Évora, diva da música cabo-verdiana, já falecida, que o ajudou a descobrir a música do arquipélago e de quem foi amigo.

“No CD terá a morna Cise, cuja composição foi feita pelo Morgadinho. Muitas pessoas pensam que foi dedicada à cantora Cesária, mas o Morgadinho a fez pensando em outra Cesária. Mas, eu decidi integrá-lo especificamente para homenagear a Diva da música cabo-verdiana”, explicou o artista.

O disco começou a ser gravado em Lisboa (Portugal), no mês de Novembro, mas o violinista decidiu vir a Cabo Verde ao encontro de “grandes nomes da música”, como os instrumentistas Bau e Zé Paris, para afinar este trabalho discográfico que deverá estar no mercado no Verão.

“Tem coladeiras e, principalmente, mornas, a maioria já gravada por outros artistas como Cesária Évora ou Bana, mas dessa vez interpretada ao violino. A ideia é trabalhar com músicos reconhecidos na área tradicional, como o Bau que é uma referência para mim,” explicou em entrevista à Inforpress Martin Antoine Rose.

 

Compartilhar

Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!