Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaONU pede restauração dos serviços de Internet na RD do Congo

ONU pede restauração dos serviços de Internet na RD do Congo

Partilha

Um especialista das Nações Unidas pediu ao governo da República Democrática do Congo (RDC) para restaurar os serviços de Internet no país, informou nesta terça-feira a agência de notícias chinesa Xinhua.


África 21 Digital com agências


As eleições gerais foram realizadas a 30 de Dezembro e no dia seguinte todos os principais meios de comunicação foram fechados antes do anúncio dos resultados.

O presidente da Comissão Eleitoral (CENI), Corneille Nangaa,  anunciou no sábado que “não seria possível” publicar os resultados provisórios a 6 de Janeiro, conforme programado anteriormente, sem especificar o dia exato para a publicação.

“Um encerramento geral da rede constitui uma violação flagrante do direito internacional e não pode, de forma alguma, ser justificado”, disse o especialista das Nações Unidas sobre a Liberdade de Expressão, David Kaye, num comunicado à imprensa.

Avançou que o acesso à informação é fundamental para a credibilidade do atual processo eleitoral, e o seu encerramento prejudica não apenas o acesso das pessoas à informação, mas também aos serviços básicos.

Por seu turno, um alto funcionário do governo disse que os serviços de Internet e SMS foram cortados para preservar a ordem pública depois que os “resultados fictícios” começaram a circular nas redes sociais.

Em 2016, o Conselho dos Direitos Humanos da ONU adotou uma resolução que condenava inequivocamente as medidas para impedir ou interromper intencionalmente o acesso à informação ou a divulgação online de informações, em violação ao direito internacional dos direitos humanos, exortando todos os Estados a absterem-se de tais medidas e a porem fim a elas. Xinhua/Angop


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital