Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaSADC saúda publicação de resultados de eleições na RD Congo

SADC saúda publicação de resultados de eleições na RD Congo

Partilha

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) saúda a publicação dos resultados provisórios das eleições na República Democrática do Congo (RDC).


África 21 Digital com Panapress


Segundo um comunicado publicado sexta-feira em Lusaka, o Presidente zambiano e  Presidente do órgão da SADC para a Política, Defesa e Cooperação em matéria de segurança, Edgar Lungu, felicitou os cidadãos, o Governo, os atores políticos e a  Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) por terem organizado finalmente o escrutínio.

Apelou a todas as partes envolvidas para se manterem calmas e pacientes.

O Presidente Lungu declarou que todo o mundo deve abster-se de qualquer ato de violência, enquanto prossegue o processo de publicação de todos os resultados eleitorais.

Declarou que a SADC tomou nota das divergências ocorridas e encoraja todas as partes envolvidas a estarem calmas e agirem de maneira a consolidar a democracia e preservar a paz.

Reafirmou o compromisso da sua instituição de continuar a ajudar a RDC a neutralizar “forças negativas” e outros grupos armados que imperam no leste do país.

A CENI declarou, quinta-feira última, que o opositor, Felix Tshisekedi, venceu as eleições presidenciais com 38,57 porcento dos votos, seguido de Martin Fayulu com 34, 83 porcento e de Emmanuel Ramazani Shadary com 23,84 porcento dos sufrágios expressos.

No entanto, Fayulu rejeitou os resultados do escrutínio, considerando-os como “fruto duma miscelânea confusa” e prometeu contestá-los em tribunal.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital