Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosEconomia de Cabo Verde deverá crescer 4,2% em 2019 – BAD

Economia de Cabo Verde deverá crescer 4,2% em 2019 – BAD

Partilha

O  Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde deve crescer 4,1 porcento em 2019, de acordo com a projeção constante de um relatório divulgado recentemente pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). 


África 21 Digital com Panapress


Foto: Inforpress/Arq

Para 2020, o relatório “Perspetivas Económicas Africanas”, apresentado em Abidjan, capital económica da Cote d’Ivoire (Costa do Marfim), o BAD aponta uma crescimento de 4,8% do PIB de Cabo Verde em 2020, ao mesmo tempo que projetou um crescimento de 3,9% da economia cabo-verdiana em 2018,

No entanto, a instituição  alerta para o peso da dívida pública do arquipélago que tem estado “acima de um limiar sustentável”, depois de alcançar 126% do PIB, em 2017.

Reagindo ao relatório, o ministro cabo-verdiano do Turismo e Transportes, José Gonçalves, contrariou as previsões do BAD, dizendo que o Governo prevê um crescimento do PIB entre os 5 e os 5,5 porcento.

Frisou que não é o Estado que está a contribuir para isso, mas que sim o setor privado, “quer empresários nacionais, quer o capital direto estrangeiro”.

Com base em dados sobre a empresa publica de administração dos portos (ENAPOR), o documento indicam que, no ano de 2018, ela cresceu em mais de 12 porcento, assim como os cruzeiros que duplicaram para Cabo Verde.

Segundo o governante, responsável pelo setor da economia, o actual Executivo, empossado desde marco de 2016, herdou uma economia que estava a crescer com uma média de 1 porcento.

“Vamos persistir em fazer tudo o que for possível para melhorar as condições. A mensagem de confiança tem passado pelo privado, que está a investir, porque não é o Estado que está a contribuir para este crescimento do PIB”, acrescentou.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital