Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaRD do Congo: Tshisekedi ordena prisão de oficial da Polícia por repressão violenta

RD do Congo: Tshisekedi ordena prisão de oficial da Polícia por repressão violenta

Partilha

O novo chefe de Estado da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, ordenou a detenção de um oficial da Polícia Nacional implicado na repressão violenta, no mesmo dia, de uma manifestação de estudantes da Universidade de Lubumbashi (UNILU), que fez quatro mortos, incluindo três estudantes.


África 21 Digital com Angop

Foto:VOA/AP/Arq

Um comunicado oficial da presidência, distribuído em Kinshasa, salienta que o presidente Tshisekedi  “condena veementemente este ato ignóbil da parte de um oficial superior” da Polícia nacional e que as autoridades competentes vão abrir imediatamente um inquérito para apurar as responsabilidades.

A nota assinada pelo diretor do seu Gabinete, Vital Kamerhe, indica que, enquanto se aguarda os resultados do inquérito, o oficial da Polícia envolvido no incidente ficará sob custódia da Justiça militar, “a fim de enfrentar o rigor da lei”, enquanto é suspensa a decisão do ministro do Ensino Superior e Universitário que introduziu aumentos nas taxas académicas.

Por seu turno, o ministro em causa também “deverá ser ouvido sobre os factos para se determinar as responsabilidades”, refere a mesma nota citada pela imprensa local.

Os estudantes da UNILU saíram à rua domingo, em Lubumbashi, capital da província do Alto Katanga,  para reclamar pelo restabelecimento de água e eletricidade no sítio universitário, depois de três dias de corte.

A manifestação foi violentamente reprimida pela Polícia, resultando nas quatro vítimas mortais, dos quais três estudantes.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital