Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaAmnistia Internacional pede a Nyusi investigação de ameaças contra ativista moçambicana

Amnistia Internacional pede a Nyusi investigação de ameaças contra ativista moçambicana

Partilha

A Amnistia Internacional (AI) pediu ao Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, que investigue ameaças que estão a ser feitas nas redes sociais contra uma ativista do Centro de Integridade Pública (CIP), ONG moçambicana.


África 21 Digital com Lusa


Foto: Angop

“Apelamos às autoridades que investiguem de forma independente e imparcial as ameaças e intimidações contra Fátima Mimbire”, lê-se numa carta divulgada, quarta-feira (30),  pela AI.

As ameaças surgem pelo facto de Mimbire ser um dos rostos da campanha “Eu não pago as dívidas ocultas”, que consiste na oferta de camisetas de manga curta com aquela frase e gravação de vídeos nas redes sociais, na Internet, contestando a negociação do Estado com os credores.

A ativista disse à Lusa que há uma onda de informação nas redes sociais que a acusa de trabalhar na “desestabilização do país”, numa tentativa de silenciar a ação do CIP.

Outras mensagens dizem que está a ser usada por estrangeiros para criar desentendimentos entre a sociedade moçambicana e os governantes, relatou.

A Amnistia Internacional apela ainda para que Fátima Mimbire e outros colaboradores do CIP “recebam proteção adequada, de acordo com os seus desejos, para que possam continuar trabalhando livremente, sem medo de represálias”, lê-se na carta dirigida ao chefe de Estado.

Moçambique deve garantir que o direito à liberdade de expressão seja respeitado e protegido em Moçambique, conclui.

Uma investigação norte-americana revelou no início do mês que os empréstimos de cerca de dois mil milhões de euros a três empresas públicas moçambicanas de pesca e segurança marítima financiaram um esquema de enriquecimento de alguns suspeitos, com base em corrupção e branqueamento de capitais.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital