Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosAutoridades de Cabo Verde anunciam apreensão de mais de 9,5 toneladas de cocaína em navio cargueiro

Autoridades de Cabo Verde anunciam apreensão de mais de 9,5 toneladas de cocaína em navio cargueiro

Partilha

A Polícia Judiciária (PJ) cabo-verdiana anunciou hoje que apreendeu 9.570 quilos de cocaína num cargueiro de bandeira do Panamá que atracou no Porto da Praia e deteve 11 cidadãos russos, na maior apreensão de droga no país.


África 21 Digital com Lusa


Em comunicado, a Polícia Judiciária informou que a operação aconteceu na quinta-feira, no Porto da Praia, ilha de Santiago, onde apreendeu 260 fardos (volumes) com um peso bruto de 9.570 quilogramas de cocaína.

Na sequência da operação ESER [nome do cargueiro], a polícia científica cabo-verdiana adiantou que deteve 11 cidadãos, todos de nacionalidade russa, que serão presentes ao tribunal para validação da prisão e aplicação das medidas de coação.

O cargueiro, oriundo da América do Sul, tinha como destino a cidade de Tânger, no norte de Marrocos, prosseguiu a PJ, sublinhando que o barco fez uma escala no Porto da Praia para cumprir os procedimentos legais relacionados com a morte a bordo de um dos tripulantes.

“Todavia, antes, a PJ já estava na posse de informações de que se tratava de uma embarcação suspeita de transportar uma quantidade indeterminada de estupefacientes”, lê-se na nota.

A PJ referiu que a operação foi desenvolvida na sequência de um processo de instrução resultante da troca de informação operacional com o MAOC-N (Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics), com sede em Lisboa.

Na operação de busca, descarga, acondicionamento, transporte e guarda do produto apreendido, a PJ informa que contou com a cooperação e suporte técnico da Polícia Judiciária Portuguesa, da Polícia Nacional Francesa, bem como das forças de segurança nacionais, designadamente, as Forças Armadas, Polícia Marítima e ainda a ENAPOR e do Porto da Praia.

A agência Lusa verificou que o barco está atracado no Porto da Praia, vigiado por agentes da Polícia Nacional e pela PJ, que na sua sede, em Achada Grande Frente, tem montado um aparato policial, com restrições para captação de imagens e também para a presença de pessoas.

O cargueiro, com capacidade para 3.800 toneladas de carga, atualmente tinha bandeira do Panamá e segundo informações na internet já teve cinco nomes registados desde a sua construção em 1985.

Esta é a maior quantidade de droga alguma vez apreendida em Cabo Verde.

A maior até agora tinha sido na denominada operação “Lancha Voadora”, que, em 2011, resultou na apreensão de uma tonelada e meia de cocaína em estado de elevada pureza escondida na cave de um prédio na cidade da Praia.

No ano passado, na “Operação Zorro”, as autoridades cabo-verdianas apreenderam 1.157 quilos de cocaína na ilha de São Vicente, a maior quantidade apreendida na ilha, depois dos 521 quilos no caso “Perla Negra”, em novembro de 2014, numas das praias da ilha.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital