África 21 Digital com STP Press


Osvaldo D’Abreu fez o anúncio, quinta-feira (7), no âmbito de uma visita de inspeção às instalações da ENAPOR (Empresa Nacional de Administração dos Portos), na baía de Ana Chaves, na cidade de São Tomé.

Fernão Dias é uma localidade do litoral da ilha de São Tomé e conhecida pela tragédia do massacre de Batepá, perpetrado a 3 de Fevereiro de 1953 pelas autoridades coloniais portuguesas e próxima da vila de Micoló, no distrito de Lobata, que dista, ao norte da cidade de São Tomé, mais de 20 km.

Segundo o governante, a opção pela construção de um novo Porto servirá de alternativa ao velho e a principal área portuária do arquipélago são-tomense.

O ministro informou que o processo negocial está em estado avançado “de ajustes” com a parte chinesa e que  poderá conhecer a luz do dia, a médio prazo, com auxílio do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

D’Abreu não revelou os custos deste novo projeto, mas esclareceu que não será um projeto “megalómano” falhado, de porto em águas profundas, projetado pelo anterior Governo, do ex-primeiro-ministro Patrice Trovoada.