Redes Sociais:
HomeNotíciaConhecimentoEgito acolhe Agência Espacial Africana

Egito acolhe Agência Espacial Africana

O Egito albergará a Agência Espacial Africana, segundo uma resolução adotada, sexta-feira, pelo Conselho Executivo da União Africana (UA), anunciou o porta-voz do ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Afedh.


África 21 Digital com Panapress


Foto: Banco Mundial / Dominic Chavez

Dirigentes africanos deverão adotar a decisão durante a Cimeira da UA, que decorre hoje e segunda-feira (11) em Addis Abeba, na Etiópia, indicou Afedh.

A seu ver, esta decisão vem consolidar os esforços envidados pelo ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros e pelos serviços técnicos especializados, nomeadamente dos do ministério do Ensino Superior e Pesquisa Científica, que prepararam oprocesso integral sobre capacidades técnicas egípcias e sobre a disponibilidade do Egito para servir os objetivos de desenvolvimento do continente.

O Egito antecipou outros países candidatos ao acolhimento da Agência, nomeadamente a Nigéria e a Etiópia.

Segundo o porta-voz, o ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Sameh Schokry, ressaltou, no seu discurso, a satisfação do Egito para acolher a Agência, confiando na capacidade do instrumento para servir toda a África nos planos tecnológico e científico do espaço, em conformidade com a Agenda África 2063.

O primeiro-ministro egípcio, Mustapha Medloubi, tinha exprimido, em outubro último, a sua satifação por ver o continente entrar na corrida para o espaço e pela criação duma estratégia de espaço apropriado para África.

Indicou que o seu país pretende reforçar o trabalho africano comum para desenvolver as ciências espaciais.

Também indicou que o seu país havia tomado medidas para reservar um terreno para a criação da sede da Agência na cidade do Cairo com um financiamento necessário, sustentando que ”estamos prontos para iniciarmos a construção imediata após a tomada da decisão que permite ao Egito albergar a sede destea estrutura”.

Compartilhar

Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!