Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaBrasil: Crise no Planalto leva à exoneração do ministro Gustavo Bebianno

Brasil: Crise no Planalto leva à exoneração do ministro Gustavo Bebianno

Partilha

O porta-voz do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou no final da tarde desta segunda-feira a exoneração do até agora ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno, do PSL, que deixou a liderança do partido de Bolsonaro, para o acompanhar no Palácio do Planalto.


África 21 Digital com Portugal Digital


Após uma semana de crise, aberta após a vinda a público de denúncias sobre supostos desvios de verbas públicas durante a campanha eleitoral por dirigentes do PSL, então presidido por Bebianno, o presidente da República exonerou aquele que foi nos últimos dois anos um dos seus mais próximos correlegionários na estratégia de conquista eleitoral do Palácio do Planalto.

A crise agravou se em resultado da intervenção do vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente,  conhecido pelo uso constante das redes sociais para comentar a atividade do pai e do governo. Carlos Bolsonaro acusou Bebianno de ter mentido ao declarar a jornalistas que tinha mantido contato telefônico com o presidente da República, quando este ainda se encontrava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Um acusação que foi mantida e acompanhada pelo presidente da República.

Ao longo da última semana, aliados políticos e generais integrantes do governo procuraram persuadir Bolsonaro a manter Bebianno na equipe, mas, na manhã desta segunda-feira (18), a generalidade dos interlocutores mais próximos do presidente da República já consideravam insustentável a situação do ex-ministro da Secretaria geral.

A saída de Bebianno, em choque com Bolsonaro, poderá ter consequências negativas para a viabilização no Congresso dos dois principais projetos do governo, designadamente a reforma da Previdência e o pacote de legislação contra o crime organizado preparado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro.

 


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital