Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosUE considera Moçambique prioridade na cooperação com África

UE considera Moçambique prioridade na cooperação com África

O diretor-geral da Cooperação Internacional e do Desenvolvimento da Comissão Europeia disse, em Maputo, que Moçambique é uma prioridade da ajuda da União Europeia (UE) a África, nomeadamente no crescimento económico e combate ao desemprego.


África 21 Digital com Lusa


“Moçambique está numa posição elevada no coração e na agenda da cooperação da União Europeia”, declarou Stefano Manservisi, discursando após a assinatura, quinta-feira (7), de quatro convenções de financiamento ao país, no valor de 217 milhões de euros.

A verba destina-se a promover o comércio, biodiversidade, agronegócios, transporte e a reabilitação de vias de acesso.

Stefano Manservisi afirmou que Moçambique, como, de resto, os outros países africanos, não é apenas um parceiro, é um aliado, com o qual a UE quer cimentar um pacto de cooperação para o crescimento e desenvolvimento.

“Uma aliança é mais do que uma relação, é uma amizade, um pensamento e ação comuns, para um progresso comum”, afirmou o diretor-geral da Cooperação Internacional e do Desenvolvimento da Comissão Europeia.

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, José Pacheco, afirmou que o ato de hoje é mais um testemunho de que a UE é um parceiro fundamental para o desenvolvimento social e económico do país.

“É facto inegável que a União Europeia tem sido um importante parceiro do Governo nos seus esforços pelo desenvolvimento económico”, disse José Pacheco.

A relação bilateral, prosseguiu, tem-se refletido de forma ampla e diversificada nos domínios de boa governação, agricultura, infraestruturas, energia, abastecimento de água, saneamento e cultura.

O financiamento decorre no âmbito do programa PROMOVE e as verbas envolvidas não reembolsáveis, destinando-se às províncias de Nampula, norte de Moçambique, e Zambézia, centro, onde vive 40% da população do país.

Compartilhar

Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!