Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosPM de Cabo Verde diz que fórum de investimento nos EUA cumpriu objetivos

PM de Cabo Verde diz que fórum de investimento nos EUA cumpriu objetivos

Partilha

O primeiro-ministro cabo-verdiano considera que foram cumpridos os objetivos do Cabo Verde Investment Forum, em Boston, nos EUA, considerando que existe um interesse evidente em investir no país por parte da diáspora e empresários norte-americanos.

África 21 Digital com Lusa

Foto:Inforpress/Arq

Sem adiantar números sobre investimentos obtidos, Ulisses Correia e Silva disse à agência Lusa, terça-feira (01), que encontrou uma “interação muito forte” e um interesse “evidente” da comunidade emigrante e dos interessados norte-americanos, durante os dois dias do fórum de investimento.

O primeiro-ministro adiantou que o fórum pretendia captar mais investimento e possibilitar mais “transferência de conhecimento, tecnologia, capacidades, inovação, empreendedorismo e aproveitamento de tudo o que são experiências acumuladas” pela comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos da América.

O grande objetivo era “tornar o país mais conhecido”, pelas boas perspetivas de futuro e oportunidades, disse Ulisses Correia e Silva.

Vários painéis foram constituídos na segunda-feira e hoje por empreendedores cabo-verdianos e membros do Governo, que apresentaram as infraestruturas e novos projetos emergentes no país.

Os painéis foram dedicados às oportunidades no turismo, investimentos na tecnologia, plataformas informáticas e nos serviços de saúde.

Os diálogos foram centrados também na diáspora, que o Governo cabo-verdiano pretende que tenha participação ativa no desenvolvimento do país, apresentado como uma das democracias mais fortes e estáveis de África.

No discurso de abertura do fórum, o chefe do executivo defendeu que “a localização, a estabilidade, a segurança, a boa governança, a confiança, a qualidade dos recursos humanos, a abertura ao mundo e uma economia liberal são os ativos que permitem posicionar Cabo Verde como plataforma do turismo de sol e praia, de natureza e de eventos”.

O Governo apresenta Cabo Verde como um “espaço competitivo para a localização de empresas e desenvolvimento de negócios”, devido às infraestruturas aéreas, comerciais, plataformas logísticas marítimas e plataformas digitais.

O Cabo Verde Investment Forum foi palco de apresentação da plataforma digital “Diaspora Digital Capabilities Map” (DDCM), para ligar ‘freelancers’ (trabalhadores independentes) cabo-verdianos.

O secretário de Estado para as Finanças de Cabo Verde, Gilberto Barros, apelou, numa intervenção, para que a comunicação continue além do fórum e pediu o compromisso da audiência em dar seguimento aos contatos feitos durante os dois dias.

Com patrocínio do Ministério das Finanças, a plataforma permite que cada utilizador crie um perfil profissional, no qual revela as suas capacidades e experiência.

O objetivo do DDCM é juntar jovens trabalhadores de Cabo Verde a especialistas da diáspora para a criação de relações profissionais benéficas para a comunidade cabo-verdiana fora do país.

“Peço para que os maravilhosos técnicos que temos em França, a enfermeira fantástica que temos em Boston, o bom carpinteiro que temos, o grande cirurgião do Texas que hoje recebe a sua cidadania, por favor, inscrevam-se na plataforma”, pediu o secretário de Estado.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital