Redes Sociais:
HomeNotíciaCulturasPresidente de Cabo Verde vence prémio literário português “Guerra Junqueiro”

Presidente de Cabo Verde vence prémio literário português “Guerra Junqueiro”

Partilha

O escritor e poeta Jorge Carlos Fonseca, atual Presidente de Cabo Verde, venceu o Prémio Literário Guerra Junqueiro, a atribuir em 2020, por “deliberação unânime do júri”, foi anunciado hoje (02) na cidade da Praia, capital do arquipélago.

África 21 Digital com Lusa

Presidente da República de Cabo Verde vence Prémio Literário Guerra Junqueiro

“Recebi a notícia com surpresa e satisfação”, afirmou Jorge Carlos Fonseca, reagindo à distinção, que surge no âmbito do anual Festival Literário de Freixo de Espada à Cinta, que decorre naquela localidade portuguesa.

O prémio é atribuído desde 2017, no âmbito daquele festival, que se realiza na terra natal do escritor Guerra Junqueiro, organizado pelo município e pela Editorial Novembro.

A entrega deste prémio deverá acontecer numa “cerimónia organizada para o efeito, provavelmente em Cabo Verde”, no próximo ano.

Em 2017, o prémio foi atribuído ao poeta Manuel Alegre, em 2018 ao poeta Nuno Júdice e este ano a José Jorge Letria, escritor, poeta, jornalista e músico.

O festival literário tem por base a vida e obra do poeta Guerra Junqueiro (1850-1923), tido como “uma referência inquestionável da literatura portuguesa” e com raízes em Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, nordeste de Portugal.


Partilha

Último Comentário

  • Foi com satisfação que li a notícia do prémio atribuído ao Presidente de Cabo Verde, sobre o grande poeta de todos nós que se chamou “Guerra Junqueiro”dada a simpatia que sempre tive pelos caboverdeanos. Parabéns ao Presidente Jorge Carlos Fonseca.

África 21 Digital