Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaGuiné-Bissau tem confinamento social e limitação de circulação para enfrentar Covid-19

Guiné-Bissau tem confinamento social e limitação de circulação para enfrentar Covid-19

Partilha

O Ministério do Interior da Guiné-Bissau impôs hoje (26) uma série de medidas de confinamento social, traduzidas na limitação de circulação de pessoas e veículos na via pública como forma de evitar a propagação do novo coronavirus.


África 21 Digital com Lusa


As medidas constam de uma circular do ministro do Interior, Botche Candé, do governo liderado pelo primeiro-ministro Nuno Nabian.

No documento, o governo anuncia que “são tomadas medidas de confinamento social, traduzidas na restrição de liberdade de circulação de pessoas nas vias públicas, fora do período compreendido entre as 07:00 e as 11:00 da manhã”.

Nesse período, é permitida a circulação para compras e vendas de produtos essenciais, diz a nota.

Também passa a ser proibida a circulação de qualquer meio de transporte público em Bissau, a partir de hoje, e já a partir de sexta-feira no resto do país. Os carros particulares podem circular desde que não transportem mais do que três pessoas.

Não estão restringidas a liberdade de circulação de pessoas de certas categorias profissionais, nomeadamente os jornalistas, elementos das forças de defesa e segurança, da saúde, operadores das bombas de combustíveis, farmácias, bancos, comércio e finanças.

A medida também não abrange os funcionários judiciais, desde que tenham autorização dos superiores hierárquicos e do ministério do Interior, refere-se na nota assinada por Botche Candé.

O número de mortes causadas pela covid-19 em África subiu hoje para 72 com o número de casos de infeção a ultrapassar os 2.700 em 46 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital