Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosPresidente da França propõe anulação “massiva” da dívida africana

Presidente da França propõe anulação “massiva” da dívida africana

Partilha

O Presidente francês, Emmanuel Macron, disse que é importante ajudar África a lutar contra a pandemia de covid-19 “de forma eficaz”, mas especialmente “anular massivamente” a sua dívida.


África 21 Digital com Lusa


Emmanuel Macron Foto: Cnn/Reprod.

 

“Estamos num momento de verdade que exige mais audácia, é um momento de refundação. Temos de saber ajudar os nossos vizinhos de África a lutar contra o vírus de forma eficaz, mas também ajudá-los no plano económico ao anular massivamente a sua dívida”, afirmou o chefe de Estado numa mensagem transmitida, segunda-feira (13), na televisão francesa.

Emmanuel Macron lembrou que o país não ganhará sozinho ao coronavírus responsável pela covid-19 e disse que de Nova Iorque a Dakar, o Mundo “chora mortos do mesmo vírus”.

“Se o nosso mundo se está a fragmentar, cabe-nos a nós construir, a partir de hoje, novas formas de solidariedade e de cooperação”, acrescentou.

Este apelo surgiu depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, ter anunciado que França vai canalizar 1,2 mil milhões de euros de ajuda ao desenvolvimento para o setor da Saúde e acesso a alimentos em África.

O ministro tinha dito nessa altura que era também importante mobilizar os restantes países do G7 e do G20 para esta mobilização de solidariedade com o continente africano.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 114 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, quase 400 mil são considerados curados.

Em África, há registo de 793 mortos num universo de mais de 14 mil casos em 52 países.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital