Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaConfrontos armados entre grupos líbios rivais eclodem em Trípoli

Confrontos armados entre grupos líbios rivais eclodem em Trípoli

Partilha

Os confrontos com o uso de várias armas, incluindo metralhadoras de grande calibre, eclodiram na manhã desta terça-feira (17) entre as formações leais a Fathi Bashagha e os grupos que apoiam o Governo de Unidade Nacional de Abdul Hamid Dbeibeh.


África 21 Digital com Tass



Confrontos armados eclodiram na capital da Líbia na manhã de terça-feira após a chegada de Fathi Bashagha, designado pela Câmara dos Representantes da Líbia como primeiro-ministro interino, informou o canal de TV Al-Hadath.

Os confrontos com o uso de várias armas, incluindo metralhadoras de grande calibre, estão a ocorrer entre as formações leais a Bashagha e os grupos que apoiam o Governo de Unidade Nacional de Abdul Hamid Dbeibeh. Este se recusa a renunciar, insistindo que entregará o governo apenas às autoridades eleitas. Segundo informações recentes, os intensos combates já se espalharam pela parte central da capital. Ainda não há relatos de vítimas.

Mais cedo, nesta terça-feira, o ministro do Interior do governo de Bashagha disse que o governo líbio designado funcionaria a partir de Trípoli, acrescentando que o Ministério do Interior não perseguiria membros do governo de Dbeibeh por motivos políticos.

Em 21 de abril, o porta-voz oficial do novo primeiro-ministro disse que o governo não tinha pressa em se mudar para a capital e pretendia se mudar para lá apenas pacificamente.

As eleições parlamentares e presidenciais na Líbia deveriam ocorrer em 24 de dezembro de 2021, mas foram adiadas indefinidamente devido à impossibilidade de organizá-las, inclusive por falhas na legislação. Em 3 de março, em Tobruk, o parlamento da Líbia empossou o novo governo interino liderado por Bashagha, que foi eleito como novo primeiro-ministro pelos legisladores que decidiram que o mandato do Governo de Unidade Nacional expirou em dezembro. Enquanto isso, Dbeibeh afirmou repetidamente que deixaria o cargo apenas após uma eleição geral que seu governo deveria realizar.

Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital