Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaGoverno da RD do Congo pede à ONU que retire o porta-voz Mathias Gillmann

Governo da RD do Congo pede à ONU que retire o porta-voz Mathias Gillmann

Partilha

Autoridades governamentais da República Democrática do Congo (RDC) pediram hoje (3) que o porta-voz do contingente militar da ONU no país, Mathias Gillmann, deixe o território, na sequência de protestos populares contra a força de “capacetes azuis” estacionados na região leste.

África 21 Digital com Prensa Latina



Em carta enviada à ONU, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cristophe Lutundula, afirmou que a presença de Mathias Gillmann corrói o clima de confiança que deveria existir entre o governo congolês e a Missão das Nações Unidas para a Estabilização da RDC (Monusco). .

Segundo o chefe da diplomacia congolesa, as tensões entre a população local e a Monusco foram recentemente intensificadas por declarações indelicadas do representante das forças de paz das Nações Unidas neste território, que não detalhou.

Na última semana, os protestos contra a Monusco no Congo Democrático deixaram 36 mortos e dezenas de feridos, a maioria civis, segundo o Executivo local.

Membros de movimentos sociais e políticos exigiram que os tribunais julgassem, dentro e fora da RDC, os elementos que mataram os manifestantes.

As mobilizações populares aumentaram neste território depois que as forças de paz da ONU mataram a tiros três pessoas em Kasindi, um posto de fronteira com Uganda no leste do país, informou o portal Africa News.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital