Redes Sociais:
HomeNotíciaCulturasCabo Verde distingue vencedores do Prémio Nacional Direitos Humanos 2015

Cabo Verde distingue vencedores do Prémio Nacional Direitos Humanos 2015

Partilha

Uma ativista social e artista plástica, Misá, Aldeias Infantis SOS, uma investigadora, Dionara Graça, e a organização social Delta Cultura são os vencedores do Prémio Nacional Direitos Humanos 2015 em Cabo Verde.

Cabo Verde

Cabo Verde distingue vencedores do Prémio Nacional Direitos Humanos 2015

Uma ativista social e artista plástica, Misá, Aldeias Infantis SOS, uma investigadora, Dionara Graça, e a organização social Delta Cultura são os vencedores do Prémio Nacional Direitos Humanos 2015 em Cabo Verde.

Praia – Uma ativista social e artista plástica, Misá, Aldeias Infantis SOS, uma investigadora, Dionara Graça, e a organização social Delta Cultura são os vencedores do Prémio Nacional Direitos Humanos 2015 em Cabo Verde,

O glardão diz respeito às categorias de Personalidade, ONG’s, Estudo Científico e Combate à Violência e Promoção da Cultura da Paz.

O júri que atribui o prémio instituído pela Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), justificou a atribuição do galardão na categoria de Personalidade no ano findo a Maria Isabel Alves “Misá” em reconhecimento do seu trabalho de mais de duas décadas com impacto social, sobretudo no que se refere à preservação da identidade cultural e à melhoria da qualidade de vida da comunidade dos Rabelados, no interior da ilha de Santiago.

Foi também destacado o facto da artista plástica ter vindo a usar a arte para contribuir para a promoção de Porto Madeira, aldeia onde vive a comunidade dos Rabelados, mas também de Cabo Verde no exterior.

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, presentes em Cabo Verde há várias décadas, venceram o Prémio na categoria ONG’s, devido às atividades que tem desenvolvido em algumas ilhas e que têm contribuído para a melhoria das condições de vida da camada infanto-juvenil a vários níveis, sobretudo no tocante aos potenciais alvos de estigma social.

Na categoria Estudo Científico, a investigadora Dionora Graça foi a vencedora devido ao trabalho “Políticas Públicas Cabo-verdianas contra a Violência Baseada no Género”.

Nesta categoria, foi ainda atribuída uma Menção Honrosa a Carlos Bellino Sacadura, tendo em conta o seu trabalho “Estudos sobre Filosofia da Educação na Perspetiva da Ciência, da Arte e dos Valores”, especialmente ao seu capítulo 4 intitulado “Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos”.

Na categoria Combate à Violência e Promoção da Cultura da Paz, o prémio foi para a Delta Cultura de Cabo Verde, uma organização que tem contribuído para a prevenção da violência juvenil, com efeitos positivos na mudança de comportamento de crianças e jovens.

Nessa categoria foi ainda conferida uma Menção Honrosa à Associação Pilourinho, como forma de reconhecer e incentivar “a continuidade do meritório trabalho feito para a prevenção e intervenção direita com grupos juvenis desviados práticas anti-sociais, contribuindo assim para a paz na sua comunidade e não só”.

Esta foi a quinta edição do Prémio, sendo que as edições anteriores decorreram em 2007, 2008, 2011 e 2013. Em 2012, foi publicada uma brochura sobre o Prémio, com o objectivo de ampliar a divulgação do concurso, considerado fundamental para o reforço e incentivo às boas práticas existentes na sociedade cabo-verdiana em matéria de Direitos Humanos e Cidadania.

O Prémio, que tem uma periodicidade bienal, consiste na atribuição de uma quantia de 250 mil  escudos cabo-verdianos (ECV), ou seja cerca de 2.272 euros, de um diploma e de uma escultura denominada “Pomba Crioula”, da autoria do artista plástico cabo-verdiano Leão Lopes. Panapress


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital