Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaMinistro das Relações Exteriores de Angola deve fazer hoje declaração sobre eleições

Ministro das Relações Exteriores de Angola deve fazer hoje declaração sobre eleições

Partilha

O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chicoti, faz neste domingo (27) uma declaração pública sobre a Observação Eleitoral Internacional das quartas Eleições Gerais em Angola, ocorridas na passada quarta-feira.


África 21 Digital, com agência

O pronunciamento será feito às 20 horas, nas instalações da Escola Nacional de Administração (ENAD), ao Morro Bento, em Luanda.

Cerca de 500 observadores internacionais acompanharam o desenrolar do pleito, com destaque para organizações como a SADC, União Africana (UA), Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Também estão presentes os antigos presidentes Joaquim Chissano (Moçambique), Pedro Pires (Cabo Verde), Manuel Pinto da Costa (São Tomé e Príncipe) e José Ramos Horta (Timor Leste), bem como o ex-primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, e antigos chefes da diplomacia, como o português António Martins da Cruz.

A Missão de Observação da SADC é chefiada pelo ministro tanzaniano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Augustine Mahiga.

Mais de sete milhões de angolanos – dos mais de nove milhões recenseados – acorreram às urnas, quarta-feira.

Dados provisórios divulgados sábado pela CNE, contestados pelos principais partidos da oposição, nomeadamente a Unita e a CASA-CE, apontam o MPLA à frente da contagem de votos, com 61,10% dos votos, seguido da UNITA, 26,71%, CASA-CE , 9,46%, PRS, 1,33%, FNLA, 0,90%, e APN, 0,49%.

Com maioria qualifcada, o partido no poder em Angola vê, assim, eleitos os seus candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República, João Lourenço e Bornito de Sousa, respectivamente, bem como 150 dos 220 deputados à Assembleia Nacional.

Na segunda posição, surge o partido liderado por Isaías Samakuva, a UNITA, com 26,72 porcento dos votos escrutinados, o que lhe confere 51 deputados, enquanto a CASA-CE, terceiro lugar, com 9,49 porvento de votos (16 lugares), o PRS, com 1,33 porcento (dois deputados) e a FNLA, com 0,91 porcento (um assento), ocupam as posições seguintes. Angop


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital