Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosCabo Verde cai cinco posições no “ranking” mundial de competitividade no turismo

Cabo Verde cai cinco posições no “ranking” mundial de competitividade no turismo

Partilha

O Relatório de Competitividade de Viagens e Turismo é publicado de dois em dois anos em que classifica cerca de 140 países em seus pontos fortes relativos ao turismo e viagens globais.


África 21 Digital com Inforpress


Foto: The Resort Group

O Relatório de Competitividade em Viagens e Turismo 2019, divulgado pelo Fórum Económico Mundial, revelou que Cabo Verde caiu cinco posições no “ranking” mundial de competitividade no turismo 2019 ficando assim no 88º lugar em 2019.

O Relatório de Competitividade de Viagens e Turismo é publicado de dois em dois anos em que classifica cerca de 140 países em seus pontos fortes relativos ao turismo e viagens globais.

Em 2017 Cabo Verde ocupou 83º lugar, a nível mundial e 1º a nível do continente africano, numa zona geográfica em que foram avaliados 13 países da Africa Ocidental.

Entretanto, segundo o relatório deste ano a que a Inforpress teve acesso, Cabo Verde ocupa 88ª posição como país mais competitivo no turismo a nível mundial e 6º na região da África Subsariana, caindo assim cinco posições, comparativamente ao ano 2017.

No entanto, salienta o documento, que o arquipélago é o país mais alto do “ranking” da África Ocidental no índice global e o sexto mais alto na sub-região africana, tendo alcançado a média de 3.6 pontos, numa escala de 1 a 7 valores, e numa lista onde figura um total de 140 países.

O Fórum Económico Mundial sobre turismo explica ainda que para a classificação dos países mais competitivos no sector a nível mundial são tidos em conta 14 indicadores, que avaliam quão atractivos são para o turismo, tanto para o desenvolver como para atrair turistas e para oferecer benefícios à sociedade.

Os indicadores são divididos em quatro categorias como ambiente, política, infraestrutura e recursos culturais e naturais, tendo a mesma fonte considerado que Cabo Verde a nível dos países da África Subsariana é o mais competitivo em todas as áreas, excepto nos indicadores de recursos culturais (128º) e naturais (136º).

A nível africano, de acordo com os dados do relatório, o arquipélago ficou atrás de países como Maurícias, África do Sul, Seicheles, Namíbia e Quénia.

O relatório de Competitividade no Turismo 2019 apontou, por outro lado, que as quatro primeiras posições do “ranking” se mantiveram inalteradas em relação ao último relatório, com Espanha na primeira posição, seguida por França, Alemanha e Japão.

Os Estados Unidos subiram uma posição e agora estão no 5º lugar, antes ocupado pelo Reino Unido, que agora é 6º, única alteração entre os dez primeiros.

Destaque também para a Dinamarca, que subiu dez posições e agora ocupa a 21ª colocação, e Roménia (56º), que subiu 12 colocações. Sérvia e Albânia também subiram 12 posições e agora ocupam 83ª e 86ª posição, respectivamente. Entre as quedas, Venezuela, Sri Lanka e Equador caíram 13 posições.

O Fórum Económico Mundial (World Economic Forum – WEF) é uma organização internacional para a cooperação público-privada. Criado em 1971 como uma fundação sem fins lucrativos, promove o envolvimento dos principais líderes políticos, empresariais e outros relevantes da sociedade no sentido de desenhar e estabelecer agendas globais, regionais e industriais em prol de um mundo melhor.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital