Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaAngola/Eleições gerais: Partidos disputam eleitorado

Angola/Eleições gerais: Partidos disputam eleitorado

Partilha

Oito forças políticas angolanas intensificam a sua propaganda eleitoral antes das quintas eleições gerais, marcadas para 24 de Agosto.

África 21 Digital com Prensa Latina


intensificar-propaganda-eleitoral-em-angola

Segundo relatos, jornalistas também foram convidados a participar de seminários sobre o tema, a fim de garantir uma cobertura  objetiva e imparcial do processo, enquanto instituições partidárias, religiosas e civis continuam exortando à civilidade e a evitar manifestações de violência e intolerância política. .

Sete partidos e uma coligação, composta por cinco entidades, estão a participar na disputa eleitoral, podendo agora utilizar o tempo de antena da rádio e da televisão para promover os seus programas e manifestos eleitorais.

O MPLA no poder, a União Nacional para a Independência Total de Angola, o Partido da Renovação Social, a Frente de Libertação Nacional de Angola, a Aliança Patriótica Nacional, o Partido Humanista de Angola e o Partido Nacionalista da Justiça em Angola e a Convergência Ampla para a Salvação de Angola-Coligação Eleitoral.

As votações de 24 de agosto vão garantir a eleição dos 220 deputados à Assembleia Nacional (Parlamento unicameral), incluindo o presidente e o vice-presidente da República.

De acordo com a legislação, 130 parlamentares serão eleitos pelo círculo nacional e outros 90 pelos provinciais (cinco para cada uma das 18 províncias do país).

O chefe da lista do partido ou coligação mais votada será automaticamente eleito Presidente da República e chefe do Executivo.

Mais de 14 milhões 399 mil angolanos vão poder ir às urnas, incluindo cerca de 22 mil 500 residentes no estrangeiro, confirmou a Comissão Nacional Eleitoral.

Pela primeira vez, a diáspora será incluída num exercício democrático desta natureza, fruto de uma revisão específica da Constituição da República, assinada pelo Parlamento em 2021.

O candidato à presidência do MPLA, João Lourenço, aproveitou ontem o espaço do partido na Rádio Nacional de Angola para caracterizar os principais resultados da sua gestão e as projecções para um segundo mandato em caso de vitória nas próximas eleições.

Em 2017, o MPLA, partido no poder desde a proclamação da independência em 11 de novembro de 1975, obteve nas eleições 61,08 por cento dos votos válidos, num total de 9 milhões 317 mil e 294  eleitores.

 


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital