Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaDeputados da CPLP debatem em Lisboa cooperação entre parlamentos

Deputados da CPLP debatem em Lisboa cooperação entre parlamentos

Partilha

Deputados dos nove membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se hoje em Lisboa para debater a cooperação entre os parlamentos e temas da organização, como o ensino do português na Guiné Equatorial.


África 21 Digital com Inforpress


A VII Assembleia Parlamentar da CPLP (AP-CPLP) tem como tema “O Reforço dos Laços Institucionais entre os Parlamentos” e decorre hoje e terça-feira na Assembleia da República.

Na sessão de abertura, na segunda-feira à tarde, intervêm o presidente da Assembleia da República portuguesa, Eduardo Ferro Rodrigues; o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva; a secretária-executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, e o chefe da delegação brasileira, deputado Átila Lins, em representação do presidente da AP-CPLP.

Antes, os deputados reúnem-se nas comissões especializadas permanentes: Política, Estratégia, Legislação, Cidadania e Circulação; Economia, Ambiente e Cooperação; Língua, Educação, Ciência e Cultura – nesta última, será feito um ponto de situação sobre o ensino do português na Guiné Equatorial, antiga colónia espanhola que aderiu à CPLP em Julho de 2014.

O programa inclui a conferência dos presidentes dos parlamentos da CPLP e reuniões dos presidentes dos grupos nacionais da AP-CPLP, dos secretários-gerais da AP-CPLP e da rede mulheres parlamentares da AP-CPLP.

Em debate estarão a proposta do programa Pessoa, que pretende promover a mobilidade académica dentro da CPLP; a criação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP; a nova visão estratégica da organização e o papel dos parlamentos observadores; a instalação do secretariado permanente da AP-CPLP; a cooperação das mulheres em função dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030, definida pelas Nações Unidas) e a violência doméstica.

Na terça-feira, a agenda é dedicada às sessões plenárias, com intervenções dos representantes dos nove parlamentos nacionais, subordinadas ao tema da assembleia parlamentar.

Os trabalhos são concluídos no final da tarde de quinta-feira, com a assinatura da declaração final da VII assembleia parlamentar da CPLP.

A organização lusófona é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Lusa/Inforpress


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital