Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaBrasil: Justiça Eleitoral diploma presidente e vice-presidente da República eleitos

Brasil: Justiça Eleitoral diploma presidente e vice-presidente da República eleitos

Partilha

O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, assim como o vice Hamilton Mourão, foram diplomados em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (10)  no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A diplomação é o ato formal de confirmação de que os candidatos cumpriram todos os requisitos para exercer o mandato e poderão tomar posse, o que acontecerá no dia 1. de janeiro de 2019.

África 21 Digital com Portugal Digital


Cerimônia de diplomação de Jair Bolsonaro
Os diplomas são assinados pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber. No documento constam nome do candidato, o partido ou a coligação pela qual concorreu e o cargo para o qual foi eleito.

Bolsonaro e Mourão foram levados à sessão pelos ministros do TSE Luís Roberto Barroso e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. Foram saudados com aplausos pelos presentes. Em seguida, a Banda dos Fuzileiros Navais executou o Hino nacional. Bolsonaro acompanhou o Hino com a mão no peito.

O TSE enviou cerca de 700 convites para a solenidade. Entre os presentes, o ministro Luiz Fux, representando o Supremo Tribunal Federal, o presidente da Câmara do Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) , o presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), a procuradora-geral eleitoral, Rachel Dodge,  o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia, e o antigo presidente da República, Collor de Melo.

Num breve discurso pronunciado na ocasião, Jair Bolsonaro agradeceu aos seus eleitores, repetiu compromisso com a Constituição e os preceitos democráticos, agradeceu à família e prometeu governar para todos os brasileiros, pedindo “confiança” aos eleitores que não votaram nele.

Já a presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, destacou a democracia estatuída na Constituição e a democraticidade das eleições de outubro que deram a vitória a Bolsonaro e ao vice, general Hamilton Mourão.

Rosa Weber, em discurso mais extenso, enfatizou os direitos humanos, as desigualdades prevalecentes, os compromissos internacionais do Brasil, a importância da regulação democrática das divergências e o compromisso assumido por Bolsonaro de respeitar a Constituição.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital